quarta-feira, 28 de julho de 2010

Mapa Natal - Identidade

Sol em Leão - A consciência de si mesmo


Filho do Sol, o signo de Leão está associado à idéia de calor, de irradiação de luz. Em Leão, a alma toma consciência plena de si mesma, daquilo que veio desempenhar no mundo, e termina servindo de exemplo para que as outras pessoas tenham a coragem de seguir seus papéis. Simbolicamente associado ao coração, Leão é generoso, doador, vibrante em seu idealismo de Fogo que o atira na direção de metas - quase sempre apoteóticas.
A natureza leonina é heróica, motivada por uma intensa necessidade de "ser alguém", de deixar "uma marca" no mundo em que vive. Auto-exigente e exigente dos outros, este signo de natureza fixa é concentrado, resistente, lutador, mas tem uma real dificuldade em reconhecer e aceitar as próprias limitações, podendo inclusive adoecer quando se vê frustrado em seu intento, ou quando percebe que seu projeto não logrará êxito. Leão, sob diversos aspectos, é como uma criança com fantasias de onipotência, e precisa aprender a lidar com a realidade de que nem sempre é preciso vencer.
Em casos mais negativos, esta hipertrofia do ego pode terminar desencadeando um perigoso culto à própria personalidade, ou mesmo numa existência rancorosa diante "do mundo que não reconheceu um gênio". Um grande passo é dado a partir do momento em que o indivíduo leonino aprende que de fato é especial, mas que existem outros seres tão especiais quanto. Com o tempo, aprende também que as outras pessoas não têm a obrigação de "reconhecer seu gênio" instantaneamente. No fundo, o que este signo mais precisa aprender é a lidar com uma insegurança primordial, que oculta a todo custo por detrás de uma aura pavoneada.
Tradicionalmente, podemos dizer que existem dois tipos de indivíduo de Leão: o hercúleo e o apolíneo. O primeiro tipo, chamado "hercúleo", é uma criatura do mundo, afeita aos sucessos mundanos e vitoriosa na maioria de seus empenhos, geralmente sendo um bom administrador, um líder guerreiro, uma autoridade temporal. O segundo tipo, dito "apolíneo", é voltado para as questões de ordem espiritual, com aspirações mais transcendentes e interessado em assuntos do espírito.
Generosa, a alma leonina existe neste mundo para multiplicar os ganhos obtidos, ainda que de uma forma um tanto quanto egoísta, ao estilo "para os amigos, tudo; para os inimigos, nada". De toda forma, este é um signo de nobreza, e é sabido que Leão jamais pisa num inimigo derrotado. Seu particular código de ética o conduz a atos nobres, a querer mostrar-se melhor do que os outros, e quando mantém isso em mente de fato consegue e termina sendo um grande exemplo humano!

Maior qualidade - generosidade, nobreza, criatividade.
Defeitos a serem trabalhados - melodramas, excessiva auto-importância, autoritarismo.
Planeta regente - Sol
Cor - dourado, alaranjado
Frase chave - "Eu crio, logo existo".

Um comentário:

  1. http://entretenimento.br.msn.com/astrologia/artigo.aspx?cp-documentid=24953516

    ResponderExcluir