
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, a ACM começou a desenhar uma nova história na sociedade inglesa, no século XIX, quando eclodia a Revolução Industrial. As condições de vida eram precárias, as jornadas de trabalho extensas e as opções de lazer inexistentes.
Nascia, então, em seis de junho de 1844, a Young Men's Christian Association ou YMCA, por iniciativa de George Williams, um jovem preocupado com o bem-estar e o futuro de sua geração.
Os encontros tiveram início a partir da leitura de textos bíblicos, com objetivo de proporcionar integração e levar mensagens positivas aos jovens que se aglomeravam na cidade em busca de trabalho. Em 1851, quando a ACM chegou aos Estados Unidos, a juventude ganhou um incentivo ainda maior, já que a Instituição uniu os benefícios da prática esportiva ao desenvolvimento de valores do caráter e do espírito.
O primeiro estado brasileiro a conhecer os ideais acemistas foi o Rio de Janeiro, em 1893. Em 1901, surge a ACM Rio Grande do Sul e um ano mais tarde, a ACM São Paulo.
O comprometimento e a dedicação da Instituição com o desenvolvimento do ser humano, foram responsáveis pela criação de uma programação sempre atual e diversificada, que envolveu gerações e gerações. Além disso, há uma expansão notável, já que a ACM possui cerca de 12 mil sedes construídas em mais de 124 países. São aproximadamente 45 milhões de pessoas que veem no esporte e no clima de amizade que a Instituição proporciona o começo para uma vida mais saudável.
História da ACM SP
Foi pensando na qualidade de vida da população paulista, que a ACM começou a dar os primeiros passos para sua instalação na cidade. A ginástica, o esporte e o lazer seriam poderosos instrumentos de atração, integração e educação de crianças, jovens e adultos, pois, já naquela época, São Paulo era uma cidade agitada, com muito trabalho e pouco lazer. Surge, então, em 23 de dezembro de 1902, a ACM São Paulo, sob o comando de Myron Augusto Clark. Com 107 anos de história e muitas conquistas, a Instituição é considerada uma contribuição para a cidade, já que preza pela qualidade de vida e pela formação de pessoas.
Em São Paulo, a ACM conta hoje com 61 mil associados diante de atuação expressiva, 12 unidades esportivas e 20 pontos de atendimento social. O trabalho social teve início em 1932 (confira os detalhes em Assistência Social).
Fundada a partir de um ideal voluntário, a ACM fez crescer cada vez mais a união entre voluntários e profissionais. Hoje, além de unidades estruturadas, conta também com novas instalações e novos programas de atividades. O associado não pratica apenas atividade física, ele também tem a oportunidade de participar de passeios, cursos, palestras, exposições e construir amizades dentro de um ambiente familiar.
Missão
Fortalecer pessoas, famílias e comunidades.
Visão
Movimento internacional, de voluntários e profissionais, líder no fortalecimento do ser humano.
Valores
Respeito
Honestidade
Responsabilidade
Solidariedade
Nenhum comentário:
Postar um comentário